Pontes

Pontes é um pequeno aglomerado de residência sazonal, uma inverneira, que noutros tempos era habitada nos meses mais frios, do Natal à Páscoa. Está localizada na zona de vale, a uma cota compreendida entre os 700 e os 750 metros de altitude. Faz parte do conjunto de Inverneiras que, conjuntamente com as Brandas e os lugares fixos, representam o sistema de povoamento de Castro Laboreiro. Integra o grupo das 12 inverneiras da margem direita do Laboreiro. No total, existem em Castro Laboreiro 19 inverneiras, 18 brandas e 9 lugares fixos.

Antes da Páscoa, os agregados familiares de Pontes deslocavam-se, com os seus pertences e animais, maioritariamente, para as brandas de Campelo e de Formarigo, onde encontravam vizinhos vindos de outras inverneiras. Regressavam a Pontes por altura do Natal.

Hoje em dia, no lugar de Pontes praticamente já não vemos sinais de atividade, pelo menos de práticas tradicionais ligadas à agropecuária. Nota-se, contudo, que a aldeia está relativamente bem preservada e até renovada. Estes pequenos povoamentos, pitorescos para os de fora, têm sido alvo de projetos de investimento turístico, que têm proporcionado a criação de infraestruturas e serviços turísticos e contribuído para reanimar os lugares e trazer novos habitantes temporários, os turistas.

Em Pontes, aprecie a arquitetura tradicional e a forma de organização do lugar (residências e leiras ou campos agrícolas). À entrada do lugar existe um pequeno forno comunitário, encaixado num bloco granítico, uma evidência das relações comunitárias de interajuda, comuns entre as comunidades desta região.

COMO CHEGAR >

PLANEIE A SUA VISITA
CRIAR ROTEIRO

Love & share Gerês: