Ponte da Cava da Velha

Castro Laboreiro, Melgaço

A designação de Ponte Nova indica a existência de uma outra mais antiga construída no local ou nas suas imediações, podendo apontar para a Ponte de São Brás ou da Assureira. A Ponte Nova ligava a via romana que entra em Espanha pela Portela do Homem (serra do Gerês), passando por Entrimo (Espanha), Ameijoeira, Assureira, Varziela e Castro Laboreiro.

A Ponte da Cava da Velha, construída na época romana, constitui uma das mais belas e melhor conservadas pontes históricas do Parque Nacional da Peneda do Gerês e a mais imponente das várias pontes existentes na zona de Castro Laboreiro.

À semelhança de uma grande maioria de pontes romanas, também esta foi alvo de reformulações na Idade Média, cujos elementos são bem visíveis. Enquanto que as partes baixas da estrutura e a curvatura do arco são executadas em silhares bem aparelhados e com aduelas almofadadas, características da cronologia romana da obra, o tabuleiro, com lajeado irregular e com guardas de cantaria menos cuidada, revela a reforma medieval.

Atualmente, a ponte apresenta tabuleiro em cavalete acentuado, sobre dois arcos de volta perfeita de tamanho desigual, reforçados por talha-mar prismático, a montante, e talhante retangular a jusante.

COMO CHEGAR >

PLANEIE A SUA VISITA
CRIAR ROTEIRO

Love & share Gerês: