Ponte Velha da Assureira e Capela de S. Brás

Castro Laboreiro, Melgaço

A zona de Castro Laboreiro possuí um interessante conjunto de pontes, de relevância nacional. A Ponte de Assureira, como outras implantadas sobre o rio Laboreiro e afluentes, confirma como a Idade Média reutilizou e reformulou antigas estruturas de passagem de época romana, fazendo com que algumas apresentem caraterísticas das duas fases distintas de utilização.

A Ponte de Assureira, sobre o ribeiro do Barreiro, afluente do rio Laboreiro, terá sido reformulada na época medieval, substituindo a anterior ponte romana, da qual reaproveitou materiais. Apresenta tabuleiro em cavalete suave, sobre um único arco, de volta perfeita, precedido por rampas de acesso, possuindo na face virada a nascente o arco de aduelas regulares e almofadadas, enquanto a face virada a poente tem aduelas irregulares. O pavimento é formado por grandes lajes, do lado nascente, e por pequenas lajes na metade poente, protegido por guardas, de pedra, irregulares.

Junto à ponte ergue-se um moinho e um pontão mais recentes e, a mais poucos metros, a Capela de São Brás. Os três elementos encontram-se classificados como IIP (Imóvel de Interesse Público), sendo protegidos pelo Estado Português.

A Capela de São Brás foi construída, provavelmente, no séc. XVI/ XVII. Apresenta planta retangular de nave única, precedida por ampla galilé, também retangular, de volumes diferenciados e coberturas em telhados de duas águas na nave e de três na galilé, rematadas em beirada simples. Possui fachadas em cantaria de granito, de aparelho irregular, com a nave terminada em empena, coroada por cruz latina e pináculos piramidais com bola, de construção mais recente. No seu interior apresenta-se com pavimento em lajes de cantaria, paredes rebocadas e pintadas de branco e cobertura de madeira, em masseira, pintada de azul celeste.

O Moinho de Assureira é um moinho de água, de rodízio, construído no séc. XIX/ XX e encontra-se atualmente abandonado. Apresenta planta retangular, de pequenas dimensões, disposta perpendicularmente ao curso de água, com fachadas em alvenaria de pedra.

COMO CHEGAR >

PLANEIE A SUA VISITA
CRIAR ROTEIRO

Love & share Gerês: