Nesta etapa a rota leva-nos de Ermida (Terras de Bouro) a Fafião (Montalegre), ligando as duas aldeias serranas por antigos trilhos de pastores, completando uma extensão de 9,4 quilómetros. O percurso revela aspetos muito peculiares desta zona da serra do Gerês, das suas comunidades, culturas e património, mas destaca-se sobretudo pela admirável paisagem e pela intimidade que nos proporciona com a montanha. Tem como momentos mais marcantes a passagem dos rios Arado (Ponte e Cascata da Rajada), do Conho (Ponte de Servas) e Fafião (Ponte da Pigarreira), os miradouros das Cilhas, o carreiro pelas fragas graníticas, o bosque de floresta mista na Tribela e a inesperada “Casa do Médico”, a chegada ao Curral de Pinhô e, já no final da etapa, o belo Fojo do Lobo de Fafião.

O percurso enquadra-se em ambiente de serra, sem qualquer serviço de apoio intermédio. Previna-se antes de iniciar a caminhada. Em ambas aldeias existem serviços básicos.

Esteja atento às marcas e à sinalização vertical da GR50, pois vão surgir vários cruzamentos e bifurcações ao longo da etapa, bem como outros percursos marcados. Os equipamentos de sinalização vertical da GR50 estão identificados e, nesta etapa, encontram-se numerados de 14.1 a 14.43 (chapa afixada no poste da placa direcional/ informativa ou balizas de marcas direcionais com código numérico). Siga sempre as marcas da GR 50 e as placas que indicam a direção “Fafião”.

Iniciamos a etapa junto ao miradouro da Ermida, seguindo pelos arruamentos da aldeia, em direção ao caminho agrícola que ladeia a zona da veiga e que conduz à ponte da Rajada, onde atravessamos o rio Arado. Segue-se uma subida algo ingreme, por um velho carreiro marcado na vertente granítica, que define o caminho até às Fragas de Viseu, onde surgirá o caminho florestal que devemos seguir até à denominada “Casa do Médico”, na Tribela. Continuamos na mesma direção, contornando o muro da propriedade. Escassos metros depois entramos no trilho de acesso à ponte de Servas, onde atravessamos o rio do Conho. Deixando o fundo do vale do Conho, continuamos para Este e rapidamente chegamos ao Curral de Pinhô, onde o percurso atinge o ponto mais elevado (784 m). A partir daqui, iniciamos a descida para o rio Fafião, maioritariamente ao longo de um caminho florestal. O troço final da descida é muito acentuado e é efetuado por trilho, com partes em escadaria granítica. Atravessamos o rio Fafião na Ponte da Pigarreira, continuando cerca de 500 metros pela estrada asfaltada, até apanhar o carreiro que nos levará à aldeia de Fafião, passando ao lado do magnífico Fojo do Lobo.

Em Fafião não deixe de visitar o Pólo do Ecomuseu de Barroso, dedicado ao tema da “Vezeira e a Serra”, através do qual a comunidade tem vindo a divulgar a sua cultura e património, iniciativa que muito tem contribuído para a preservação da identidade local. A aldeia dispõe também de alguns serviços de apoio ao visitante, nomeadamente restaurantes, alojamento e atividades turísticas.