A etapa tem início no lugar da Peneda, concelho de Arcos de Valdevez, percorrendo um pouco mais de 10 km até chegar a Adrão, mais precisamente à Capela do Sr. da Paz. Durante a caminhada, esteja atento às marcas e placas de sinalização da GR50 – Peneda-Gerês. O percurso desenvolve-se muito próximo e paralelo à estrada municipal que liga a Peneda a Adrão, passando por lugares pertencentes às freguesias da Gavieira e de Soajo.

Partindo do painel de início de etapa, localizado na rua que dá acesso rodoviário ao Santuário da Nossa Senhora da Peneda, a rota vira à esquerda e segue por um caminho interior do aglomerado. Se preferir, poderá descer pela Via Sacra (escadaria de pedra virada a sul) encontrando no final das escadas novamente o percurso da Grande Rota.

Retomado o traçado original, no final da Via Sacra, a rota percorre o parque de estacionamento e, antes da ponte sobre o rio da Peneda, vira à direita por um caminho de terra batida que segue paralelamente ao rio, por entre lameiros e bosques de carvalho alvarinho. Cerca de um quilómetro depois, o caminho desemboca na Estrada Nacional 202 (EN 202). Neste ponto viramos à direita fazemos cerca de 150 metros pela estrada, até entrar novamente num carreiro em terra batida, com uma vista particularmente bonita sobre os mosaicos agrícolas aí existentes. Seguimos o carreiro que nos levará ao lugar de Beleiral. Atravessamos a aldeia, seguindo a rua principal, sempre com o rio da Peneda do nosso lado esquerdo. Depois de sair do lugar de Beleiral, percorremos cerca de setecentos metros até encontrar indicação que nos fará virar à esquerda, por um caminho florestal em terra batida, que nos levará próximo à mistura das águas do rio da Peneda e do rio Pomba. Cerca de 100 metros antes do ponto exato da mistura das águas, sairemos do caminho e viramos à direita, seguindo o trilho que nos conduz ao pontilhão sobre o rio Pomba, construído em alvenaria de pedra e betão. Atravessamos o rio e iniciamos a subida em direção à aldeia de Tibo, que já podemos visualizar mais acima. No centro da aldeia poderá apreciar a Capela de Tibo, dedicada ao Espírito Santo. Deixando a aldeia para trás, percorremos cerca de 100 metros pela estrada principal até encontrar indicação para virar à esquerda, entrando num antigo caminho agrícola, quase todo lajeado. Continuamos seguindo a sinalização. Depois de passar uma linha de água (não permanente), a rota sobe à Estrada Nacional 202, que passa junto dos armazéns agrícolas que se avistam no cimo da vertente. Passamos no carreiro que ladeia a vedação da exploração agrícola e atingimos a EN 202. Nesta zona, próxima de armazéns agrícolas, podemos encontrar cães pastores. Não se alarme e proceda com naturalidade e bom senso. São animais habituados à nossa presença.

Uma vez na EN202, viramos à esquerda e seguimos cerca de 100 metros até entrarmos, à direita, num caminho de pé posto, que nos leva ao topo da vertente, a 880 metros de altitude, onde encontrará umas alminhas. O percurso desce novamente à EN 202, virando aí à direita, na direção de Adrão. (Alternativa) Se quiser conhecer a vista do Miradouro de Tibo, não entre no trilho de pé posto. Continue sempre pela Estrada Nacional até encontrar o miradouro (a cerca de 300 metros dos armazéns agrícolas), que proporciona uma vista fantástica sobre os vales dos rios Pomba e da Peneda, a Fraga das Pastorinhas e todo mosaico agroflorestal da Gavieira. Para retomar o percurso da GR 50, prossiga pela estrada. Cerca de 300 metros à frente, encontrará de novo as marcas da GR 50.

Seguindo a direção de Adrão, acompanhamos a EN 202 por mais 800 m até virarmos à direita por um caminho de pé posto, em zona de bosque, que nos permitirá descer até à Casa Florestal de Adrão, logo depois de atravessar novamente a EN202. Passada a referida Casa Florestal, entramos agora no caminho local que nos conduz diretamente à aldeia de Adrão. Passamos a ponte sobre o rio Adrão e atravessamos a aldeia, até encontrarmos o cemitério. Aqui, viramos à esquerda e continuamos pelo caminho de acesso à Capela do Senhor da Paz, ponto final da etapa. O local é muito aprazível, convidando ao descanso e à reflexão. Desfrute!