Esteja atento às marcas e à sinalização vertical da GR50, pois vão surgir vários cruzamentos e bifurcações ao longo da etapa, bem como outros percursos marcados. Os equipamentos de sinalização vertical da GR50 estão identificados e, nesta etapa, encontram-se numerados de 5.1 a 5.45 (chapa afixada no poste da placa direcional/ informativa ou balizas de marcas direcionais com código numérico). Siga sempre as marcas da GR 50 e as placas que indicam a direção “Mezio”.

A caminhada tem início junto ao adro do Nosso Senhor da Paz, em Adrão, percorrendo cerca de 8,5 quilómetros até chegar ao Mezio. Ao longo do trajeto convivemos com o ar das serras da Peneda e do Soajo, montanhas agrestes marcadas pela imponência do granito. O caminho revela-nos, porém, muito mais do que a paisagem granítica. Por entre vales e outeiros, sucedem os bosques bucólicos, a flora e fauna local, ribeiros de águas cristalinas, as velhas brandas de gado, caminhos de romeiros… enfim, revela-se o outro lado da montanha. Os tons da paisagem modificam-se em cada época, alternando entre o verde, o roxo e o amarelo nas estações mais quentes, o amarelo-avermelhado no outono e os tons castanho e cinza no inverno, muitas vezes encobertos pela neblina.

Deixando o painel informativo, no Sr. da Paz, e tomando o caminho nas traseiras da Capela, na direção Sul (direção “Mezio”), irá iniciar a descida até à Branda de Bordença (a cerca de 800 metros do início), uma antiga branda de gado, ainda com vestígios do pequeno núcleo de habitação que era ocupado durante os meses mais quentes do ano. O caminho leva-nos à ponte sobre a ribeira de Bordença, que nos dá passagem para a outra margem. A beleza natural do local e o enquadramento paisagístico do núcleo de Bordença prende-nos a atenção! Demore-se um pouco. Goze da harmonia e tranquilidade que o sítio proporciona.

Continuando, para sul, pelo velho caminho agrícola de serventia às zonas mais altas das brandas, chegaremos em breve às Ínsuas de Soajo (cerca de 2 km de Bordença), passando antes cerca da Branda de Murço. Ao longo do percurso evidenciam-se os contrastes da ruralidade dos locais, ora com marcas de abandono, ora mostrando sinais de vitalidade, com os campos tratados, muros mantidos, gado nas pastagens, habitações renovadas e até crianças em idade escolar.

Nas Ínsuas de Soajo podem ver-se magníficos exemplares dos antigos abrigos outrora utilizados para a pastorícia. Depois de passar as Ínsuas chegará a um cruzamento, com placa que indica a direção para o Mezio. Aí terá de virar à direita, subindo o arruamento até encontrar a Estrada Nacional 2020 (EN 202). Tomando a nossa esquerda, percorremos cerca de 100 metros pela EN202 e entraremos novamente num caminho agrícola, à direita. Trata-se de uma velha calçada, construída pelas populações para facilitar o acesso às zonas mais altas da serra do Soajo. Subimos a calçada ao longo de cerca de 800 metros, até chegarmos a um caminho florestal, mais largo, em terra batida. Cerca de 300 metros mais à frente, encontramos as ruínas dos edifícios da antiga Casa do Guarda Florestal de Entre Outeiros. Prossiga para Oeste, virando à direita logo depois de passar o acesso à casa, e avance pelo caminho do bosque de Chamaecyparis. Poucos metros mais à frente, cruzamos novamente a EN202, atravessando-a para entrar num caminho florestal. Prossiga, seguindo sempre as marcações que aí se encontram. A paisagem deixa ainda perceber a destruição causada pelo grande incêndio que, em 2006, devastou grande parte desta zona da serra do Soajo. Nesta zona observam-se os muros de pedra que delimitam os currais de montanha.

Depois de percorrer cerca de um quilómetro, voltamos a encontrar a EN 202. Seguimos pelo asfalto cerca de 500 metros até à placa que nos direciona para num caminho florestal, à direita, que nos levará à Porta do Mezio. Neste troço final atravessamos parte da mata do Mezio, também ela afetada pelo incêndio de 2006. Poderá passar por áreas que se encontram vedadas devido aos trabalhos de reflorestação da mata do Mezio.

Por fim, encontrará a Porta do Mezio, que poderá visitar e usufruir dos serviços existentes.

COMO CHEGAR >
O que visitar
Serviços
Alertas
Selecionar todos
Informação da Rota
icon-o-que-visitar O que visitar
icon-serviços Serviços
icon-alertas Alertas
Selecionar todos

Sugestões de visita

O QUE VISITAR

ONDE DORMIR

SABOREAR

PLANEIE A SUA VISITA
CRIAR ROTEIRO

Love & share Gerês: